Este é o livro curso que você estava procurando.

Poucos livros em português conseguem entregar o que propõem para formação básica de quem está interessado e dominar suas plaquinhas com microcontroladores.

Os sistemas embarcados são dispositivos que podem ser encontrados em qualquer lugar, de aplicações residenciais a controladores de processos críticos como aviação ou equipamentos médicos.

Aprender a programar estes dispositivos envolve conhecer o hardware, os periféricos e a interação entre eles.

Neste vídeo e artigo apresentamos o livro PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS EMBARCADOS que aborda conhecimentos e ferramentas necessárias para que o leitor possa entender estes dispositivos e desenvolver aplicações com segurança e rapidez.

Organização do Conteúdo

O livro divide o tema em três grandes áreas: a programação em linguagem C, abrangendo desde os conhecimentos básicos até operações específicas para microcontroladores; o acionamento dos periféricos internos e externos do microcontrolador, tanto do ponto de vista do hardware (eletrônica) quanto do software e a organização dos códigos em arquiteturas mais eficientes, iniciando nas simples estruturas do loop infinito até a criação de um kernel cooperativo.

Como plataformas de hardware, são utilizadas as placas microcontroladas Arduino, Chipkit e Freedom, buscando, desse modo, não ficar preso a apenas uma arquitetura e sim focar nas questões mais importantes do desenvolvimento de sistemas embarcados: os algoritmos e a interação entre hardware e software.

Autores

Programação de Sistemas Embarcados, Desenvolvendo Software para Microcontroladores em Linguagem C, escrito pelos professores da UNIFEI Rodrigo Maximiano Almeida, Carlos Moraes e Thatyana Seraphim. Trata-se de um livro excelente para quem quer começar na área de sistemas embarcados, para aprender microcontroladores.

Sumário do Livro – Divisão dos Capítulos.

Na primeira parte são apresentados conceitos da linguagem de programação C, incluindo tópicos para quem trabalha com manipulação de bits.

Parte I – Linguagem C
1 Introdução
2 Sistemas de numeração
3 Linguagem C
4 Variáveis
5 Estruturas compostas
6 Operações binárias
7 Estruturas condicionais
8 Estruturas de repetição
9 Funções e bibliotecas em linguagem C
10 Planejando o software embarcado
11 Debug de sistemas embarcados

Na segunda parte, o leitor é apresentado ao mundo dos microcontroladores. E todo o conteúdo do livro é feito para linguagem Wiring. São apresentados como fazer drivers e trabalha com dispositivos externos, como display, RTC, GPS. Interrupção, timers, watchdog, esses tópicos são ensinados no decorrer do livro, sempre com exemplos para as plataformas utilizadas. Ou seja, durante o texto, os professores levam o leitor dos conceitos básicos de microcontroladores ao projeto avançado envolvendo o desenvolvimento de drivers.

Parte II – Controlando periféricos de sistemas embarcados
12 Introdução a microcontroladores
13 Programação dos periféricos
14 Saídas digitais
15 Display de 7 segmentos
16 Entradas digitais
17 Display LCD
18 Comunicação serial
19 Conversor analógico digital
20 Saídas PWM
21 Temporizadores
22 Interrupção
23 Watchdog

Na parte três são apresentados os conceitos de kernel. Um kernel simples é projetado em linguagem C e explicado durante os 4 capítulos seguintes

Parte III – Arquiteturas para desenvolvimento de software embarcado
24 Arquiteturas de software embarcado
25 Desenvolvimento de um kernel cooperativo
26 Projeto de kernel com soft realtime
27 Controladora de dispositivos

Existe uma carência de livros na área de sistemas embarcados em português. A maioria incorre em dois problemas: ou é extremamente superficial no tema de programação de embarcados ou é focada em um tipo específico de processador, limitando sua utilidade para um fabricante oo item específico.

Com relação ao tempo, o momento é bastante propício para este tipo de literatura. Com a popularidade da plataforma ARDUINO várias pessoas têm começado seus estudos nesta área.

Outro grande motivador é o advento da INTERNET DAS COISAS (IoT), plataformas embarcadas que possuem acesso a internet, várias empresas multinacionais vem investindo nesta área (Intel, Oracle, Advantech, Dell) e as universidades começam a perceber a escassez de mão de obra no mercado.

Mais informações da obra – Catálogo Elsevier

As demais informações bibliográficas da obra podem ser lidas na Página Elsevier do Livro (lá a obra não está mais disponível).

Onde comprar? – AMAZON

LIVRO: Programação de Sistemas Embarcado

Também já publicamos um vídeo aqui no site com dicas para comprar livros com economia e segurança. Você pode conferir ele AQUI.

BÔNUS – Download material de apoio

O material de apoio a este livro não estava mais disponível na editora, como citamos no vídeo. Mas conseguimos garimpar na internet os códigos e também os slides de apresentação de aulas para professores e alunos.

Códigos – Download

Apresentação de Slides – Download

Conclusão.

Dada a qualidade do material como curso é um excelente investimento para aprendizado prático sobre programação de sistemas embarcados.

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito, pode nos deixar nos comentários ou entrar em contato.


Gerson Sena

Engenheiro eletricista, especialista em metodologias do ensino de física e matemática, técnico em eletrônica e automação industrial, escotista (na reserva).

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.